Casaca – É o traje de cerimónia por excelência que foi sendo substituído pelo smoking e hoje já só é usado para bailes ou para recepções muito solenes. Pode ser preta, com bandas de seda ou cetim e abas, usa-se com calças pretas do mesmo tecido, com um galão que desce da cintura a bainha das calças. Veste-se sobre uma camisa branca, entre a casaca e a camisa veste-se o colete branco ou preto e pode ser usada durante o dia em cerimónias.
Smoking – É um traje masculino que só deve ser usado a noite. O smoking é um fato preto, cujo casaco tem bandas de seda ou cetim e as calças um galão de seda de cada lado. O Casaco se for cruzado tem dois botões, se na for tem um. Usa-se com camisa branca de piquet ou de seda. O colete deve ser preto ou com uma faixa à volta da cintura preta. No verão o casaco pode ser branco mas as calças continuam a ser pretas.
Fraque – É por excelência o traje de cerimónia que se usa durante o dia. À noite seu uso está rigorosamente proibido. Não é um traje a que se dê muito uso nas cerimónias oficiais. O fraque é sobretudo usado em casamentos vestido pelo noivo e pelos padrinhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário